Foto: Divulgação/Myscandinavian home

 

Originário dos países do norte europeu, na chamada Escandinávia, o estilo escandinavo surgiu no século 20, e há alguns anos vem conquistando espaço na arquitetura de interiores e sendo cada vez mais desejado por quem buscam simplicidade, conforto e funcionalidade dos espaços.

Por ser originário de países frios, é um estilo que prioriza a iluminação, com ambientes claros que favoreçam a entrada de luz natural. As paredes, normalmente, são brancas ou em cores neutras, como o cinza-claro.

Para compor um ambiente escandinavo, utilizamos elementos brutalistas com mobiliário em linhas retas e cores sóbrias, e itens de madeira que dão um toque rústico. Na iluminação, esse brutalismo pode ser reproduzido a partir das tubulações aparentes e pendentes com lâmpadas de filamento, que caracterizam a simplicidade da peça.

Outro recurso usado na iluminação é utilizar as lâmpadas brancas e de alta potência para deixar o ambiente bem clarinho.

Simplicidade e minimalismo são as palavras-chave deste estilo. Aliado aos tons neutros, o estilo também sugere o uso regrado de cores em objetos decorativos e peças de design, com uma paleta que chamamos de candy colors (cores doces).

Inspirada nessa tendência, no final de 2017, pela primeira vez em sua história, a marca Pantone assinou uma linha completa de luminárias inspiradas no estilo escandinavo – minimalistas, simples e funcionais.

A linha desenvolvida em parceria com a E3Light desenvolveu pendentes, luminárias de piso, arandelas e abajures. A Novara iluminação possui diversas luminárias neste estilo. Venha se inspirar e compor o seu espaço!

 

Foto: Casa VogueFoto: Divulgação/Myscandinavian home
Foto: Casa Vogue
Foto: Casa Vogue

 

 

 

 

Estilo escandinavo na iluminação: conheça mais sobre esta tendência       
Publique nas suas redes sociais!

Carolina Munhoz Muntowski é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB) desde 2008, e atua no mercado catarinense há 10 anos. Seu trabalho é marcado pela força criativa, que transita por diferentes estilos, criando projetos sofisticados de arquitetura e interiores dentro dos segmentos residenciais, comerciais e imobiliários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *